A Lazzy day off! Production / Tel: 963125019 / fdeabreu2u@gmail.com / © 2019 - Paralelo 33 Web-a-zine experience Stage 2

  • facebook
  • Twitter Round
  • googleplus
  • flickr

Tecnologias de Rede-de-Blocos:

Blockchain, tecnologia descentralizada e  independente!

Com as Criptomoedas, deu-se o nascimento do sistema de informação descentralizado, no qual têm vindo a crescer em popularidade, a um ritmo acelerado. 


Em 2008, Satoshi Nakamoto, criou o Bitcoin, juntamente com a Blockchain(Rede-de-Blocos), sistema este, que efectua transacções numa rede de Pessoa-para-Pessoa(P2P), juntamente com um livro de contas aberto(Livro-Razão, Open Ledger), valida, confirma e armazena os dados da transacção em uma Cadeia de Blocos interligados sequencialmente(onde um bloco termina, um novo começa), sistema este conhecido como a Blockchain(Rede-de-Blocos) (Rede-de-Blocos).

"Link para a assinatura digital da foto

"Tecnologia esquecida" por: fdeabreu2u

O Bitcoin precisa da Blockchain, mas a Blockchain não necessita do Bitcoin!”

O sistema de Satoshi Nakamoto, 10 anos após sua criação, é mais utilizado hoje em dia, devido à tecnologia de Rede-de-Blocos(Blockchain), do que pela Criptomoeda Bitcoin em si!

Bitcoin Blockchain
EOS Blockchain
Ethereum Blockchain
Democracia 2.0

O que é, uma Rede-de-Blocos(Blockchain)?

Uma Rede-de-Blocos(Blockchain, também conhecido como “Protocolo de Confiança”) é a tecnologia que usa a descentralização como medida de segurança. Uma base de dados e registos distribuídos e compartilhados, que como função, têm de criar um índice Global para todas as transacções efectuadas, em um determinado mercado. Funciona como um livro de contas(livro-razão), só que de forma aberta e com total transparência. Onde cria consensos e confiança na comunicação directa entre duas partes. Ou seja, sem a intervenção de terceiros. Cresce gradualmente à mediada que novos blocos completos, são adicionados à rede, com conjuntos de dados e registos actualizados. São adicionados à Rede-de-Blocos, de forma linear e cronológica.

Com cada NÓ(Node), qualquer computador conectado à rede, têm a tarefa de validar e repassar transacções.

As Rede-de-Blocos têm exploradores de blocos, que permite a qualquer pessoa pesquisar endereços e transacções, directamente da Rede-de-Blocos, desde o Bloco Génesis, até o Bloco actual. É vista como a principal inovação da tecnologia do Bitcoin, visto que é a prova de todas as transacções efectuadas.

O projecto inicial de moeda descentralizada, têm servido de inspiração para a criação de novas Criptomoedas e nas infraestruturas das Base de Dados Distribuídas, que está a ter um aceitação sem precedente a novas tecnologias, nas áreas de alimentação, censos e identificação pessoal.

Definição de Rede-de-Blocos

Blockchain para o Português, Rede-de-Blocos é uma base de dados distribuída que armazena e salvaguarda registos de transacções, de forma permanente e com formato imutável, no qual impossibilita, a alteração dos dados após serem lançados na Rede-de-Blocos. 

A Rede-de-Blocos(Blockchain) consiste em dois tipos de  registos;

  • Transacções individuais, no qual regista a transacção de de A para B.

  • Transacções de Blocos, regista todas as transacções individuais efectuadas naquele momento e que ainda cabem no novo bloco criado.

 

Um Bloco é a parte da Blockchain  onde os registos atuais, de algumas ou de todas as transacções, são inseridos, assim que o bloco é completo, é enviado e guardado na Rede-de-Blocos, como uma base de dados permanente.

Sempre que um bloco é concluído, um novo é gerado.

Existe um numero incontável de blocos na Rede-de-Blocos que estão interligados uns aos outros como uma cadeia de blocos, onde cada um contém uma referencia para o bloco anterior, de forma linear e cronológica.